quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

UBUNTU "Eu sou porque nós somos"


Um antropólogo fez uma brincadeira com as crianças de uma tribo africana. Ele colocou um cesto cheio de frutas junto a uma árvore e disse para as crianças que o primeira que chegasse na árvore ganharia todas as frutas. Dado o sinal todas as crianças sairam ao mesmo tempo ... e de mãos dadas! Então sentaram-se juntas para aproveitar da recompensa. Quando o antropólogo perguntou porque eles haviam agido desta forma sabendo que um entre eles poderia ter todos os frutos para si, eles responderam: "Ubuntu, Como um de nós pode ser feliz se todos os outros estiverem tristes?" 

UBUNTU na cultura Xhosa significa: "Eu sou porque nós somos"













Um antropólogo fez uma brincadeira com as crianças de uma tribo africana. 
Ele colocou um cesto cheio de frutas junto a uma árvore e disse para as crianças que a primeira que chegasse na árvore ganharia todas as frutas. Dado o sinal todas as crianças saíram ao mesmo tempo ... e de mãos dadas! Então sentaram-se juntas para aproveitar da recompensa. Quando o antropólogo perguntou porque eles haviam agido desta forma sabendo que um entre eles poderia ter todos os frutos para si, eles responderam: "Ubuntu, Como um de nós pode ser feliz se todos os outros estiverem tristes?" 

UBUNTU na cultura Xhosa significa: "Eu sou porque 
nós somos"

O que estamos ensinando aos nossos filhos?
Uma Mãe comentou comigo que, ao apresentarem a escola, valores, regras, metodologia, convivência entre outros pontos, levantaram a questão de preparar as crianças para o mercado de trabalho.
Estou falando de crianças entre 6 e 11 anos aproximadamente. Acredito que esta fase de aprendizado, é um momento de construção, ou seja, criar rotinas, disciplinas e principalmente regras. Claro que podemos pensar e focar no futuro, mas, precisamos focar principalmente em valores.
Não vou entrar no mérito da religião, mas sim, em princípios universais e esta tribo nos dá uma grande lição.
Tem uma outra história que um jovem pergunta ao seu mestre:
- Mestre, qual a diferença entre o Paraíso e o inferno?
E o mestre reponde:
- Imagine um prato de arroz onde, a única forma de alcança-los é com longos Hashis (pauzinhos que japoneses utilizam para se alimentar) e, ao redor haverá diversos homens para se alimentarem. Como os Hashis são muito grandes, eles morrem de fome, isto é o Inferno.
e continuou..
- O Paraíso, imagine exatamente a mesma situação, porém, cada "Ser" ao redor do prato coloca a comida na boca do amigo a sua frente, e assim, todos se alimentam em perfeita harmonia, satisfazendo a todos, isso é o paraíso.

Estas lições são de grande importância pois a inveja, egoísmo não deixa ninguém enxergar o próximo, nem é maldade, mas o resultado de um mundo competitivo onde os jovens são, desde cedo, sabatinados a vencer o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário